Fique por dentro das atualizações da Reforma Tributária e veja como podemos te ajudar nessa nova fase.
O QUE PROPÕE A REFORMA TRIBUTÁRIA?
Após 30 anos de discussão, a Reforma Tributária finalmente foi aprovada!
Foi publicada a Lei Complementar nº 132 de 2023, que reformula substancialmente a tributação sobre o consumo no Brasil, além de impactar outros tributos sobre bens e direitos.
Buscando simplificar o sistema tributário brasileiro, a Reforma propõe a extinção de 5 tributos, que são: PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS substituindo-os por um novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), do qual será cobrado no destino, ou seja, no local onde o produto ou serviço é consumido, e não onde é produzido, como é hoje.
O IVA será dual:
A CBS e o IBS incidirão sobre todos os bens, direitos e serviços, tangíveis e intangíveis, inclusive, importação e economia digital. Tais tributos não incidirão sobre exportação.
No que tange à base de cálculo, não poderá incidir sobre ele mesmo, como acontece atualmente, ou seja, será calculado “por fora”.
Veja abaixo como vai funcionar:

Período de Transição

Durante o período de transição compreendido entre 2026 e 2032, a Systax continuará fornecendo os parâmetros para cálculo dos tributos atuais, bem como dos novos tributos advindos com a Reforma Tributária.
Isso exigirá estudo, planejamento e adoção de novas tecnologias que contemplem os dois sistemas tributários vigentes neste período.
Não deixe de conferir o canal da Systax no YouTube. Nele, trazemos especialistas para discutir e compartilhar suas visões acerca da Reforma Tributária, abordando os cenários e os possíveis impactos dessa mudança.
Receba mais informações sobre soluções tecnológicas voltada para a Reforma Tributária:
Com mais 800 mil horas em consultoria tributária para construir uma base de dados única, possuímos um time com grande expertise, sendo que a prioridade da Systax é a qualidade e agilidade na atualização das regras tributárias e com o advento da Reforma Tributária não será diferente.
Caso seja aprovada, haverá um período de convivência entre o modelo atual e o novo, o que exigirá adaptações das empresas. Nesse momento de transição, a utilização de sistemas e tecnologias adequadas pode ser crucial para lidar com essas alterações tributárias.
As mudanças podem trazer desafios, mas também abre portas para oportunidades de crescimento e automação de processos.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa nesta fase de transição para o novo modelo tributário brasileiro!